quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Portifólio

Paumgartten, s , Barros

Portfólio

Este portfólio é em parte o histórico de minhas atividades enquanto aluno deste ambiente de aprendizagem, que tem como característica a formação á distância, contudo da um suporte presencial através de tutoria. Digo em parte, porque esta atividade foi proposta no decorrer do curso, ou seja, não dá para relatar nossa experiência na integra, incluindo alem das atividades propostas nossas descobertas, curiosidade etc, pelo fato de não recordar de determinados fatos.
Estou realizando um curso pelo E-proinfo, este projeto visa a inclusão digital de profissionais da educação, como professores (as), alunos (as) e demais funcionários. O curso acontece de forma presencial e a distância, tendo como suporte um laboratório de informática, internet, software Linux Educacional, tutor presencial para acompanhar, incentivar, esclarecer dúvidas, etc.
O curso é dividido em três momentos, o primeiro trata da Introdução a Inclusão Digital, o mesmo possui carga horária de 40/Hs, posso dizer que neste primeiro momento é de fundamental importância para darmos continuidade nos cursos vindouros, ou seja, ele é a base para prosseguir nas atividades futuras de maior complexidade, como; apresentação de planilha eletrônica, elaboração de projetos, postagens de atividades em blogues, criar links, hipertextos, como este por exemplo, entre muitas outras que exigem intimidade do profissional da educação com a máquina, no caso o computador, mídias de armazenamento, internet e tecnologias afins.
No curso de Introdução a Inclusão Digital tive um breve estudo teórico sobre o Linux Educacional e sobre a internet, como navegar, utilizar endereços eletrônicos, como navegar na mesma de forma segura, participar no chat, comunicação esta que ocorre de forma síncrona, isto é, em tempo real e num momento particular aprendi a lidar com outro meio de comunicação, no caso o forum que possui uma característica assíncrona, esta acontece em tempo virtual, a (a) aluno (a) posta sua atividade, seu pensamento, podendo tanto contribuir bem como tecer comentários nas idéias de seus (as). Outro recuso que utilizei neste primeiro momento foi o diário de bordo, onde o (a) discente pode registrar tudo o que estiver realizando no ambiente de estudo, no caso na plataforma E-proinfo.
Quando foi dado início no curso, postei uma apresentação pessoal, falando um pouco sobre minha profissão, formação acadêmica, e aproveitei o momento para cumprimentar as (os) colegas de curso, em seguida teci comentários e agradecimentos em relação as apresentações pessoal de cada membro da turma, no entanto selecionei uma apresentação da colega Marcilene para apresentar neste portfólio.

Tecnologias no Cotidiano: Desafios a Inclusão Digital
Este texto trata da tecnologia no cotidiano e dos desafios que enfrentamos com a inclusão digital, foi postado no ambiente virtual da plataforma E-proinfo, no caso foi postado no forum. Acredito que dar formação é importante para a inclusão digital e enfrentar-mos desafios enquanto educadores (as). Entretanto, formação não é nada sem a prática, dessa maneira, é importante incluir nas políticas públicas de inclusão digital a construção de laboratórios de informática bem equipados, bem como a manutenção dos mesmos.
Como a UAB já possui um espaço estruturado, no caso um laboratório com 28 computadores e internet, assim como na parte de recursos humanos possui uma técnica de informática e dois suporte de rede, a mesma deve está sempre aberta para projetos de inclusão digital, como este que estamos realizando(e-proinfo) , bem como pôlos em prática.
Além de contribuir no forum com o texto acima, fiz comentário sobre o texto de Inclusão Digital do colega Artur Pereira, onde comentei, para que a inclusão digital aconteça de fato, se necessário que as políticas públicas de inclusão digital aconteçam com maior freqüência e com maior agilidade. Através das políticas públicas de inclusão digital é possível realizar formação de técnicos, professores(as) e de pessoas que atuam no âmbito escolar, bem como é possível equipar as escolas com laboratórios de informática e suporte técnico para que haja realmente a inclusão digital.

Comentário feito por Paumgartten, S, Barros sobre o texto, Web Como Uso Didático, texto elaborado pela colega Marciene, onde a mesma diz ser imprescindível o uso da Web como recurso didático. Concordei com a colega, pois a pesquisa na internet se for usada de forma didática e bem direcionada pelo professor (a) possibilitará realmente ao discente um melhor aprendizado.

A internet como ferramenta didática

Este texto foi produzido por mim, onde enfatizo que a internet como ferramenta didática é de fundamental importância para a educação do século XXI, pois sem ela a aula se torna monótona para alunos (as) que estão estritamente envolvidos(as) com a mesma, estes (as) são acostumados a freqüentar siber, onde utilizam os diversos meio de comunicação que a internet oferece, como MSN, EMAIL, ORKUT, FACEBOOK, entre outros, estes (as) só precisam de direcionamento para utilizarem a mesma de forma eficaz.

Hipertexto

Sobre este termo “Hipertexto”, entendo como algo que demonstra uma forma de texto ligada à utilização da Web. Consequentemente percebi que o Hipertexto vai muito além do uso da Internet, são textos que não seguem uma linearidade e com certeza são elevados em conteúdos e informações. ( No decorrer do curso Ensinando e Aprendendo com as Tics, eu e demais colegas tivemos a compreensão da importância do hipertexto como recurso didático, pois este nos proporciona trabalhar determinado conteúdo direcionando o aluno, levando-o realmente a pesquisa, ou seja, não vão navegar aleatoriamente na internet.)

Planejamento de Atividade Com Internet
Com relação a esta atividade, foi sugerido pelo professor que planejasse-mos uma atividade com recursos tecnológicos existentes no local de trabalho de cada aluno. Eu, por exemplo, trabalho numa universidade( UAB- Universidade do Aberta do Brasil ) , eu por exemplo, a partir dos recursos que temos, como; Computador, lousa magnética, caneta piloto, apagador, e internet, conseguir elaborar aulas com os mesmos.

A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento
A partir desse tema, pode perceber que a atual sociedade está inserida no mundo da informação e da comunicação, por conseguinte somos a sociedade da aprendizagem, como o próprio tema expõe, conseqüentemente temos esses meios como uma forma de adentrarmos no universo de tal sociedade como nunca avia-mos contemplado antes.

Reflexões sobre o vídeo e a entrevista com o Professor Lucas Ciavatta

Possibilidades de contribuições das tecnologias (Tics)

As TICs possuem várias características; como agilidade, possibilidade de várias pessoas se comunicarem ao mesmo tempo, essa comunicação pode ser síncrona ou assíncrona, a possibilidade de manipulação do conteúdo da comunicação e informação mediante a digitalização e comunicação em redes. Essa nova dinâmica das relações entre as pessoas foi moldando, dando forma ao que hoje conhecemos enquanto conceito como a Sociedade da Informação e do Conhecimento tendo sua base, sobretudo por redes de comunicação telefônica e virtual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário